Maracajá lança Projeto Educação Ambiental em Ação: no Caminho da Sustentabilidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado nesta segunda-feira, dia 05 de junho, foi marcado por diversas atividades em Maracajá. Teatro, plantio de mudas e o lançamento do Projeto Educação Ambiental em Ação: no Caminho da Sustentabilidade, foram algumas das ações, que seguem até quarta-feira, dia 7/06.

Com a presença de cerca de 200 estudantes, das Escolas Eulália Oliveira de Bem e Maria Libânia Machado e APAE, aconteceu na manhã desta segunda, dia 05, no Parque Ecológico Municipal Prefeito Thomaz Pedro da Rocha, a abertura da Semana do Meio Ambiente. O evento também contou com a presença do prefeito, Anibal Brambila, da primeira-dama, Claudete, da secretária de Administração, Rejane Pereira, do diretor de Meio Ambiente e Turismo, Dilnei Borges, do engenheiro agrônomo da Epagri, Ricardo Martins, do presidente do Legislativo, João Rocha, da vereadora licenciada, Edilane Nicoleite, e do vereador em exercício, Selomar Monteiro (Babinha).

Na oportunidade as servidoras Cleiane Pereira e Odecia de Souza, explicaram sobre a reativação do Projeto Educação Ambiental em Ação: no Caminho da Sustentabilidade, que tem o apoio da Administração Municipal, e será realizado pelo Departamento de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, e Escritório da Epagri.

PROJETO

O projeto propõe integrar e mobilizar a rede municipal de ensino para o desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental que promova sensibilização e, consequentemente, mudanças de atitudes da comunidade escolar em relação à coleta seletiva de resíduos sólidos e demais temáticas voltadas à sustentabilidade.

Entre as ações que serão desenvolvidas estão a criação e manutenção de hortas escolares e compostagem; oficinas de arborização e jardinagem, coleta seletiva na escola, visitação monitorada no Centro de Triagem, capacitação de merendeiras e serventes escolares para aplicar à coleta seletiva, campanha de coleta do óleo de cozinha e oficina de produção de sabão; instalação de Ecopontos de recolhimento de lixo eletrônico; visita guiada ao Parque Ecológico; produções textuais diversas de sensibilização ambiental; desfile de moda com vestimentas produzidas com materiais reutilizáveis; produção de brinquedos e objetos com materiais reutilizáveis; campanha de arrecadação de tampinhas para doação à APAE; oficina de papel reciclado e ainda ações conjuntas para recolhimento de resíduos no entorno das unidades escolares.

A Administração tem investido na área ambiental, com melhorias no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos e também no Parque Ecológico. “A nossa gestão se preocupa também com o meio ambiente, com as causas ambientais, com o futuro do nosso município, e muitas vezes pequenas ações fazem toda a diferença. Esse projeto tem total apoio da Administração, pois entendemos que são vocês, estudantes que vão fazer a diferença em nossa cidade, tudo que aprenderem dentro deste projeto passem adiante, quanto mais pessoas atingirmos melhor será nosso meio ambiente”, disse o prefeito Anibal Brambila.

O diretor de Turismo e Meio Ambiente, Dilnei Fausto Borges, destacou a importância de realizar ações que chamem atenção para os cuidados com o meio ambiente, principalmente no âmbito escolar. “É um momento importante para refletirmos sobre nossas escolhas e ações em relação às questões ambientais. Todos nós devemos nos comprometer em fazer o melhor pela nossa cidade, buscar no dia a dia promover ações que visam a melhoria do meio ambiente e consequentemente da nossa qualidade de vida. Precisamos nos conscientizar sobre a importância da preservação. Afinal, só assim poderemos garantir um futuro sustentável para vocês e as próximas gerações”, comentou.

PEÇA TEATRAL

Logo após o lançamento do projeto aconteceu a apresentação do espetáculo teatral “Um Pé de Quê?”. A história gira em torno dos personagens Rosa e Hortelão, dois jardineiros vindos de um futuro, carregam seu próprio universo: um Pomar. Lá cultivam plantas, sucos, grãos, raízes, frutos. Captam a inflorescência da essência, fazem suas rebeligrões e tem seus Plocs, afinal de contas, “um pomar não tem rei, um pomar é livre. Você é um pé de quê se você é o que você come? Você é um pé de quê se você é o que você cria?”.

Plantio de Árvores

Outra ação que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente foi o plantio de árvores nativas, realizado pelos estudantes dos 9º Anos, da Escola Municipal 12 de Maio. As 650 mudas foram doadas pelo Sicoob Credija de Maracajá. Segundo a bióloga da prefeitura, Gisele Garcia Dal Pont, foram plantadas 26 mudas, no terreno onde está sendo construída a garagem da frota dos ônibus escolares. Já o restante foi distribuído para os alunos plantarem em suas residências.

Entre as espécies plantadas estavam: Ipê amarelo, Ipê branco, Goiabeira, Araçá, Palmito, Cerejeira e Ingá Feijão.

Programação segue até quarta

Nesta terça-feira, dia 06/06, às 8h e às 13h, será apresentado durante todo o dia a exibição do documentário o ‘Caminho do Lixo’ e também haverá visitas monitoradas no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos.

Na quarta-feira, dia 07/06, nos dois períodos, às 9h30min e às 14h30min, no Parque Ecológico, terá apresentação teatral: Um pé de quê? Do Grupo Cirandela, para os alunos da Escola 12 de Maio e no Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha.

Já na escola Maria Libânia Machado, às 8h e às 13h, haverá plantio de hortaliças na horta escolar e plantio de mudas de Pitaya. Na Escola. Eulália Oliveira de Bem, às 10h e às 15h, também haverá plantio de hortaliças na horta escolar, plantio de árvores frutíferas no pátio da escola, oficina de compostagem com a comunidade escolar e plantio de mudas de Pitaya.