Maracajá inicia aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid em adultos acima de 40 anos

O Departamento Municipal de Saúde de Maracajá inicia nesta terça-feira, dia 28/06, a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose) da vacina contra a Covid-19 para maiores de 40 anos e profissionais da saúde, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

Para receber a quarta dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e ter recebido a primeira dose de reforço há, pelo menos, quatro meses. As vacinas utilizadas podem ser Astrazeneca, Janssen ou Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostram que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

Gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais, que receberam anteriormente as vacinas Coronovac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receberem um segundo reforço preferencialmente com a vacina Pfizer, senão estiver disponível, poderá ser utilizada a Coronavac.

Além disso, a prefeitura de Maracajá mantém as ações de repescagem para outros grupos – sendo nas terça e quintas-feiras pessoas adultas (a partir de 18 anos) e nas sextas-feiras crianças e adolescentes.

A diretora de Saúde de Maracajá, Michele Constantino Gonçalves, faz um alerta para que as pessoas sigam o esquema vacinal. “As doenças respiratórias estão causando um colapso no sistema público de saúde, por isso a importância das pessoas se vacinarem, principalmente o público de risco, crianças e idosos”, disse. Ela lembrou ainda que as vacinas disponibilizadas são seguras e eficientes contra a Covid-19 e contra a gripe. “O coronavírus ainda circula entre a população e realizando as doses de reforços, garante que não haja o risco de evolução para formas graves da doença, é uma proteção individual e coletiva”, comentou.

Cobertura vacinal

Segundo os dados divulgados no site da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de. Estado da Saúde de Santa Catarina (DIVE/SC), até o momento, Maracajá aplicou 13.882 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 5843 destinadas à primeira dose, mais 5420 (D1, D2 e Dose Única) e 2557 de reforço.