Programa Penso, Logo Destino recolhe 170 pneus em Maracajá

O Governo Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Saúde, aderiu à Campanha de Mobilização para Recolhimento de Pneus do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) e da Campanha “Penso, Logo Destino”.

No início desta semana a equipe do IMA esteve em Maracajá para fazer o recolhimento dos pneus. Segundo a bióloga e coordenadora do programa no município, Gisele Dal Pont, ao todo foram recolhidos 170 pneus, e coletados sem custos ao município pela empresa RECICLANIP de São Paulo. “O objetivo desta ação é dar a destinação correta ambiental dos pneus, e ainda contribuir com a saúde pública, no combate à dengue, já que os pneus acumulam água e tornam-se criadouros de mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença”, explica.

Gisele salientou o papel fundamental da Vigilância Epidemiológica do município. “A agente de endemias Géssica Policarpi Prado, visitou os comércios e borracharias geradores do alvo da ação, os pneus, onde falou da campanha e do objetivo. Estas visitas foram fundamentais para o sucesso da campanha”, comentou Gisele.

A bióloga relatou que os pneus irão para a reciclagem e se transformarão em artefatos de borracha como sola de sapatos, tapetes para automóveis, combustível alternativo e até massa de asfalto. “A logística reversa contribui muito com o reaproveitamento dos materiais e com a economia dos recursos naturais. Importante que cada um faça a sua parte e dê o destino correto ao lixo que produz”, comentou.

Para o prefeito Anibal Brambila estas ações visam a saúde pública e a preservação do meio ambiente. “Nosso município já é exemplo para muitos outros, por ter um Centro de Triagem, onde todo lixo é encaminhado para a reciclagem. E agora, com essa campanha de recolhimento de pneus, mostra que assim como a Administração, os cidadãos também estão conscientes e preocupados com a preservação ambiental”, finalizou.