Escola de Maracajá lança projeto de Contação de Histórias no Dia Nacional do Livro Infantil

A leitura é um dos meios mais rápidos de se viajar – com a imaginação-, e de se estar onde quiser, e o melhor, ser quem quiser, como uma linda princesa, um vilão ou um super-herói que salva o mundo. A leitura não limita a imaginação, ela te permite sonhar acordado, permite você viajar no tempo.

A literatura infantil é ainda mais mágica, e nesta segunda-feira, dia 18 de abril, data em que comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, professores da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, de Maracajá, realizaram atividades voltadas ao tema.

Com o objetivo de incentivar a leitura entre as crianças e ao mesmo tempo proporcionar um momento agradável e descontraído, iniciou nesta segunda-feira, o projeto ‘Contação de histórias’, onde a professora Viviane Carradore conta histórias em horários pré-definidos no cantinho da leitura, localizado na biblioteca. “A direção e a classe docente se reuniu e teve a ideia de criar uma espaço destinado a leitura e que possa ser usado por todos os alunos. Montamos um ambiente aconchegante, com tapete, almofadas e um cenário, tudo isso para estimular o hábito da leitura”, relatou a diretora, Aline Mello Rosso.

Para a professora Viviane Carradore a contação de histórias é uma forma lúdica de transmitir conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. “É uma importante aliada da educação infantil por auxiliar no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças”, detalhou.

O projeto envolveu alunos dos pré-escolares aos 5º anos. “Em tempos de tecnologias, com celulares, televisões e videogames à disposição das crianças, incentivar e criar o hábito de ler se tornou um grande desafio para os professores, porém com criatividade e força de vontade essa realidade pode ser mudada, afinal a leitura continua sendo uma das ferramentas mais poderosas que dispomos para interagir uns com os outros”, concluiu a diretora.

Mais Atividades

Após participarem de um momento agradável e descontraído no cantinho da leitura, com a professora Viviane, a turma do Pré-Escolar II D, orientados pela professora Silvana, realizaram atividades relacionadas à data, em sala de aula.