Maracajá promove “Dia D de Vacinação” neste sábado

A Prefeitura Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Saúde, realiza neste sábado, dia 30, o “Dia D de Vacinação” contra a Influenza e o Sarampo. A vacinação poderá ser feita no CEMASAS, das 08h até 17h, sem fechar ao meio-dia.

Os grupos prioritários são: gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, crianças acima de 6 meses até 5 anos e Trabalhadores da Saúde. Já a vacinação contra o sarampo também é destinada para as crianças da mesma faixa etária da gripe. “A imunização acontece durante todo sábado, com isso pedimos que as pessoas inclusas nos grupos prioritários que compareçam no Cemasas, e coloquem a sua carteira de vacina em dia. Esse Dia D é uma oportunidade para aquelas pessoas que não podem comparecer durante a semana”, disse a diretora de Saúde, Michele Gonçalves.

Ela salienta que os pacientes devem apresentar Cartão do SUS, Cartão de Vacinação e um documento com foto.

Segundo levantamento da Regional de Saúde de Araranguá, a Campanha de Vacinação da Influenza abrange 2710 pessoas em Maracajá, que inclui 1199 idosos de 60 anos ou mais, 111 trabalhadores da saúde, 491 crianças acima de 6 meses até 5 anos, 83 gestantes, 14 puérperas, 249 pessoas com comorbidades, 113 professores e 451 pessoas com deficiência.  Até o momento Maracajá soma 514 doses aplicadas contra a Influenza.

Já contra o sarampo, o município tem como meta imunizar 651 pessoas, sendo o público alvo: 6 meses a 1 ano (56 crianças); 01 ano (111), 02 anos (125); 03 anos (125); 04 anos (125) e trabalhadores da saúde somam 111. Até o momento tem 37 pessoas protegidas do sarampo.

Próximas etapas

Entre os dias 2 de maio e 3 de junho, a campanha abrangerá os demais grupos prioritários: gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais de Segurança e Salvamento, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.

Dia D de Vacinação

O “Dia D de Vacinação” é uma campanha nacional desenvolvida pelo Ministério da Saúde. O objetivo da ação é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.