Obra de pavimentação da Rodovia Jacob Westrup é oficialmente inaugurada

Mais um momento histórico e que ficará na memória dos moradores de Maracajá e Forquilhinha. Na manhã desta quarta-feira, dia 30/11, em ato realizado no município de Forquilhinha, o governador Carlos Moisés inaugurou a rodovia estadual Jacob Westrup (SC-446). A construção, que ocorreu ao longo dos últimos três anos, foi garantida após repasses do Governo do Estado, que somam R$ 12,7 milhões.

O governador, Carlos Moisés, lembrou que a obra era aguardada há mais de 30 anos pela comunidade local, e vai contribui com o escoamento da produção agrícola da região. “Não paramos de trabalhar e nosso legado é esta marca do municipalismo, de investimentos onde a vida acontece, nas cidades. Até o final do mandato, estaremos trabalhando firme e fazendo mais entregas para os catarinenses”, afirmou o governador.

A nova rodovia tem 8,25 quilômetros de extensão e faz ligação entre os municípios de Maracajá e Forquilhinha e a BR.101”.

Os repasses de recursos do Estado para a construção da Rodovia Jacob Westrup foram autorizados pelo governador Carlos Moisés no fim de 2019).

O prefeito de Maracajá. Anibal Brambila, destacou a importância da pavimentação, que facilitará o escoamento agrícola e industrial. Além disso, o turismo também será fomentado”.Sem dúvida é uma obra muito importante para a nossa região, ligando Forquilhinha, Maracajá e Nova Veneza, por um turismo forte. Ligando também a BR-101, o que com certeza vai trazer muitos benefícios a essas comunidades. Agradeço o Governo do Estado por ter olhado para nós e nos favorecido com esta grande obra”, completou.

O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o neguinho, disse se sentir privilegiado pela oportunidade de inaugurar a obra e agradeceu ao governador Carlos Moisés. “Esta obra é um vetor de desenvolvimento para a nossa região, um corredor da Serra da Rocinha à Serra do Rio do Rastro. Isso representa nosso discurso de fazermos o turismo de forma regionalizada e para a vinda de novos empreendedores, para gerar emprego e renda”, finalizou.

O filho do senhor Jacob Westrup, que dá nome a rodovia, Aloísio Westrup, lembrou do sonho do pai. “Nosso pai foi um líder dentro da comunidade, e sempre falava dessa rodovia, que seria um trajeto de desenvolvimento, e ele acertou. Nós familiares estamos felizes pela homenagem e pela grandiosa obra”, falou.

História

O casal Geraldo Westrup e Amália Back, foi um dos primeiros fundadores que chegaram em Forquilhinha a partir de 1912. Jacob Westrup, é filho de Gabriel Westrup e Catarina Rech, nasceu no dia 17/12/1909.

Jacob Westrup mudou-se com sua família para Forquilhinha no ano de 1919, dedicando-se à agricultura. Casou-se com Maria Hoepers Westrup no dia 23/07/1932, em Nova Veneza e teve doze filhos – Pedro , Edite, Delinde, Lídia, Terezinha, Mário, Marino, Armino, Lino, Aloísio d Adolfo

Na vida comunitária cabe destacar a sua participação na abertura em 1923, da estrada Forquilhinha-Maracajá , também colaborou com a construção de diversas redes de energia elétrica. Integrou a Diretoria que construiu a sede do Ideal Esporte Clube e foi um dos pioneiros na realização da tradicional Festa do Colono.

Destaque-se por último sua efetiva participação nas promoções religiosas, colaborando na edificação da Igreja Matriz, Casa Paroquial, Salão Paroquial e Colégio das Irmãs Escolares da Congregação de Nossa Senhora. Faleceu em dezessete de agosto de 1991.

0 currículo do Senhor Jacob sempre foi respeitado e admirado, o que lhe credenciou a ser homenageado e dar o nome a rodovia. O nome foi aprovado pela Câmara de Vereadores no ano de 1994, e esta homenagem hoje serve mais para a família,já que o Senhor Jacob já não se encontra mais em nosso meio e a toda família. O nome vem coroar com justiça tudo que o Jacob fez pela comunidade de Forquilhinha.