Maracajá é referência no atendimento aos pacientes em tratamento de HIV/AIDS

O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data foi criada com o intuito de reduzir o preconceito contra a doença, pois, apesar da maior parte da população ter conhecimento sobre a forma de transmissão, a desinformação ainda gera a discriminação contra os portadores da doença. Em Maracajá, o Departamento Municipal de Saúde possui o SAE – Atendimento Especializado em DST/AIDS, que é vinculado a Vigilância Epidemiológica e trata também de outras doenças infectocontagiosas.

 

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Rosilane Dassoler da Silva Valério, explica que o atendimento é feito no Cemasas, porém em uma sala privativa, ou seja, as pessoas que buscam pela testagem e tratamento tem total privacidade. “Nesta gestão implantamos o atendimento humanizado, onde todas as coletas e acompanhamentos de pacientes portadores de HIV são feitos dentro deste ambulatório. Além disso, os exames são encaminhados para Florianópolis, sem precisar que o paciente se exponha em outro lugar”, explica.

 

A profissional de Saúde relata ainda que Maracajá é referência no atendimento aos pacientes em tratamento de HIV/AIDS. “Atendemos pacientes de outros municípios, por sermos referência em privacidade, cuidado e sigilo. Porque infelizmente ainda existe muito preconceito em relação a doença, mas se fizer o tratamento, o paciente vai ter uma vida longa e com qualidade de vida”, detalha Rosilane.

 

33 casos confirmados

Conforme dados levantados pela enfermeira Lane Dassoler, atualmente existem em Maracajá 33 casos de pessoas com HIV, sendo que 03 (três) pacientes não fazem o tratamento. “Destes 33 casos, também deixamos claro que não são todos de pacientes moradores de Maracajá, também atendemos pessoas de fora do município. Eles nos procuram exatamente pela forma como realizamos o atendimento, que tem discrição e sigilo”, revela.

 

Ela salienta que todos os pacientes são tratados de forma igual. “Tratamos a todos com muito respeito e carinho, pois não queremos que eles desistam do tratamento”, disse.

 

Atendimento multidisciplinar

Segundo a diretora de Saúde, Michele Gonçalves, o departamento de Saúde realiza um tratamento humanizado aos pacientes soropositivos, disponibilizando no próprio município o tratamento adequado. “Antes eles tinham que buscar apoio em outra cidade para realizar os exames e coleta de sangue para cargas virais, mas hoje existe no município um atendimento multidisciplinar com médico, infectologista, psicólogo e enfermeiro, garantindo assim um atendimento especializado e sigiloso”, explica.

 

O Departamento de Saúde, por meio do SAE, disponibiliza diariamente no Cemasas os testes rápidos e demais exames. Além disso, vale ressaltar que o paciente em tratamento recebe todos medicamentos de forma gratuita.

 

AIDS

A AIDS é uma doença crônica causada pelo vírus HIV, que danifica o sistema imunológico. A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, com o organismo mais vulnerável ao aparecimento de doenças oportunistas, que são doenças que normalmente o corpo humano controla, mas que na presença do HIV elas se manifestam com maior frequência. Entre elas estão tuberculose, toxoplasmose ou alguns tipos de câncer.