Alunos de Maracajá conhecem funcionamento de empresa de aterro sanitário

O Departamento de Educação de Maracajá, com o apoio da Administração Municipal, está promovendo ações que integram o Projeto “Educação Ambiental em Ação: No Caminho da Sustentabilidade”, que visa conscientizar os estudantes da importância da preservação do meio ambiente.

A Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio já vem desenvolvendo ações dentro do projeto, sendo que na última semana os alunos do 8º ano B e 9º B, conheceram a empresa RAC Saneamento. A empresa é licenciada e especializada no gerenciamento de resíduos urbanos, industriais e de construção civil.

Os alunos receberam orientações da engenheira ambiental, Ionice Maria Vefago e puderam conhecer todo o espaço e como funciona o gerenciamento dos resíduos.

Segundo os professores, o que chamou a atenção da comitiva de Maracajá, foi a balança que pesa os caminhões que entram e saem, a forma como são depositados os resíduos no aterro, o tratamento do chorume, a unidade de biogás, que reduz a emissão dos gases causadores do efeito estufa, gera energia elétrica e também fornece combustível renovável para empresas vizinhas. “Foi uma saída de campo muito produtiva e de muito conhecimento, pois nos conscientizamos ainda mais que a separação dos resíduos é o caminho para um planeta mais sustentável”, disseram os docentes.

O diretor de Educação, Daniel de Souza, lembra que a ideia é integrar e mobilizar a Rede Municipal de Ensino para o desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental que promova sensibilização e, consequentemente, mudanças de atitudes da comunidade escolar em relação à coleta seletiva de resíduos sólidos e demais temáticas voltadas a sustentabilidade.

Os alunos estavam acompanhados dos professores Juliana Dal Toé Ross, Tássio Figueredo, Camila Bristot Dassoler Rosso e Luciane Lemos Mondardo.