Estudantes de Maracajá são destaques em programa de inovação

A Educação de Maracajá mais uma vez é destaque em nível regional, isso porque estudantes da rede de ensino municipal participaram do Programa Inova Junior Unesc – Ensino Fundamental, onde ficaram entre os 20 projetos selecionados.

O programa Inova Junior, lançado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), teve como objetivo estimular os estudantes do Ensino Fundamental a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.

Mais de 1000 estudantes de Criciúma e região participaram deste programa e apenas as 20 melhores ideias foram selecionadas para a final, entre elas às duas de Maracajá.

As turmas do 9º ano A e B da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio representaram o município no projeto e ficaram entre as 20 melhores ideias.

Os estudantes abordaram diversos temas e propuseram soluções inovadoras. A Equipe Criativizando, do 9º ano A, apresentou uma proposta de criança de um Aplicativo, de banco de dados de currículos de jovens de 14 a 29 anos, onde as empresas poderiam fazer a busca destes currículos da própria cidade.

A equipe Criativizando teve o auxílio das professoras, Aléxia Lima Sosa, professora de Educação Patrimonial e Ambiental, Andreya Morais da Silva, Emili Martins Silveira e Amanda Fernandes Costa.

Já a equipe Bolinha de Golfe, apresentou a proposta de criar uma escola técnica para pessoas com algum tipo de deficiência – PCD. Voltada a Associação dos Autistas e Apae, por exemplo, onde estes alunos poderiam fazer um curso profissionalizante como programador, técnico de informática, entre outros cursos.

O grupo Bolinha de Golfe, do 9° ano B, era composto por Alexia Lima Sosa, professora de Educação Patrimonial e Ambiental, José Victor Garcia de Souza, Kaique Simões Ferreira e Richard Rocha Ochoa.

A diretora da Escola 12 de Maio, Aline Mello Rosso, parabenizou os professores e estudantes finalistas, e salientou que o programa oportunizou novos conhecimentos e experiências sobre o mundo dos negócios nesses tempos de mudanças do mercado de trabalho. “Continuem se desafiando e buscando soluções criativas para transformar a nossa sociedade”, concluiu.