Maio Laranja: Departamento de Educação de Maracaja promove palestras sobre a campanha na rede municipal de ensino

O mês foi marcado pela Campanha Maio Laranja cujo objetivo é sensibilizar, orientar e educar para a prevenção da exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Em Maracajá, o Departamento de Educação, realizou durante o mês, palestras lúdicas nas escolas e no CEI.

A psicóloga Flávia Kuchminski Pitrowsky e a assistente social, Suélen Zandonadi, ambas do setor de Educação, foram as responsáveis pela elaboração e apresentação do projeto #MaioLaranja, que consistiu na realização de palestras de prevenção aos alunos da rede municipal.

Segundo a psicóloga, o projeto foi realizado de acordo com as faixas etárias de cada turma, focando em uma explicação lúdica, na qual foram utilizados os materiais produzidos por elas: o Semáforo do Toque e Dedoche, em conjunto com a música Nisso e Naquilo. “O semáforo do toque ensina aos alunos que seus corpos são um tesouro e que devem ouvir aos sinais de desconforto, não permitindo que ninguém os toque de forma ruim, e que caso se sintam incomodados com algum toque, devem ser corajosos e denunciar aos responsáveis ou à escola, que também é uma rede de apoio”, explicou. Já a música “Nisso e Naquilo” reforça a necessidade de tomar cuidado e de procurar ajuda se necessário.

As escolas contempladas com o projeto foram: Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, Escola de Educação Básica Municipal Eulália Oliveira de Bem, Escola de Educação Básica Municipal Maria Libânia Machado e o Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, e as turmas foram do pré ao 5º ano.

Para o diretor de Educação, Daniel de Souza, mais conhecido por Chicão, a ação realizada pelas profissionais foi muito significativa. “Foi muito importante levar esse tema para dentro da sala de aula, pois muitos não têm acesso à informação ou não sabem identificar um abuso. Com a palestra, foi possível mostrar a realidade para as crianças”, disse. O diretor lembrou ainda que além do alerta da psicóloga e da assistente social, também foi enfatizado os meios de denunciar, caso eles sofram algum tipo de abuso ou saibam de alguém que esteja passando pela situação.

Campanha Nacional Maio Laranja

O dia 18 de maio no Brasil é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, só em 2022, já foram registradas 4.486 denúncias de abusos sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, A estimativa é de que a cada hora, quatro crianças e adolescentes sofrem violência sexual no país.

O Maio Laranja é uma iniciativa que visa dar visibilidade ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

Como denunciar

Casos de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque 100.

As denúncias podem ser feitas a qualquer hora e todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. A chamada é gratuita e a pessoa não precisa se identificar.