Escolas municipais de Maracajá realizam atividades alusivas ao Dia Mundial da Água

Nesta quarta-feira, dia 22, foi comemorado o Dia Mundial da Água. Com o objetivo de celebrar esse importante recurso para a sobrevivência de todos os seres, unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Maracajá, realizaram atividades alusivas à data.

Os professores das escolas, Eulália Oliveira de Bem, Mª Libânia Machado, 12 de Maio e Centro de Educação Infantil Margareth Mª Tomasi Rocha, realizaram uma série de ações de sensibilização e conscientização em relação à preservação e conservação dos recursos hídricos.

Na Escola Eulália Oliveira de Bem, a professora do 4º Ano A e B,trabalhou o tema: Reaproveitamento da Água, que teve como objetivo desenvolver a conscientização do reaproveitamento da água, problematizando sobre o desperdício. “Existem diversas formas de reutilizar a água, algumas dicas são o reaproveitamento da água da máquina de lavar roupas para limpar o quintal e veículos, usar a vassoura no lugar da mangueira, realizar a captação da chuva em recipientes ou cisternas. Salientando ainda que o reaproveitamento da água deve ser utilizado para fins externos e não é recomendado para ingestão”, relatou a diretora Fernanda Martinello.

Na Escola Maria Libânia Machado, foi trabalhado o conceito afunda ou bóia. “O objetivo foi fazer aparecer os conceitos iniciais dos alunos no que diz respeito ao flutuar e afundar. Além, de propor desafios que estimulam o raciocínio, proporcionar situações de instigação e curiosidade e comparar a flutuação entre diferentes objetos”, relata a diretora, Rosilaine Marcelino Magagnin.

Na Escola 12 de Maio as atividades aliaram a conscientização com brincadeiras. Os alunos desenharam, assistiram vídeos educativos e confeccionaram uma máscara em forma de gota d’água.

No Centro de Educação Infantil (CEI), as crianças participaram de pinturas, cantorias e encenação sobre a temática, tudo com o objetivo de fazer com que os pequenos reconhecessem a importância da água.

A data

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de ampliar as discussões sobre esse tema.