Alunas do Curso de Costura Industrial de Maracajá confeccionam mais de 30 quilos de estopas
A Administração Municipal de Maracajá tem investido na qualificação profissional de seus munícipes, por meio do Curso de Costura Industrial. Já são mais de 100 pessoas formadas, e cerca de 20 encaminhadas ao mercado de trabalho ou empreendendo.
A primeira-dama de Maracajá, Claudete Brambila, foi quem buscou junto ao Departamento de Assistência e Bem-Estar Social, a reativação da sala de costura. Para ela, o sucesso do curso se dá pelo fato de ser gratuito e ter uma boa parceria com as empresas locais, que doam tecidos, linhas e outros materiais utilizados nas confecções das peças.
Na tarde desta terça-feira, dia 30/05, a primeira-dama esteve na sala de costura, para receber a doação de cerca de 13 quilos de estopas. Essa é a primeira remessa de estopas do ano e o material utilizado foi uma doação do Ponto do Vestuário.
A professora do Curso de Costura Industrial, Fátima Rosania Matias, explica que a confecção de estopas faz parte do primeiro módulo das aulas práticas. “É nessa aula que elas aprendem a dominar a máquina e o acelerador, e ainda encaixar a bobina na máquina e como gasta bastante linha na confecção das estopas, mais trocam os rolos de linhas. Considero uma parte importante do curso, pois neste trabalho desenvolvem habilidade com as mãos, na montagem, preparação e fabricação de cada peça”, detalha.
Fátima explica ainda que as estopas são fabricadas com sobras de tecidos, onde são costuradas uma em cima da outra. O material pode ser usado na limpeza em geral, em oficinas mecânicas, limpeza de peças automotivas, maquinários agrícolas, entre outras utilidades. “O curso de costura produz em média 30 quilos de estopas por mês, que são encaminhadas ao almoxarifado da prefeitura, que disponibiliza aos departamentos, sendo mais utilizado na garagem de máquinas”, disse a professora.
Com fabricação de estopas, a Administração está há mais de dois anos sem gastar com esse tipo de material. “Além da Administração contribuir com qualificação profissional dos munícipes, conseguimos através do curso confeccionar e doar não só as estopas, mas também diversas peças de roupas às famílias cadastradas no CRAS. É um curso que deu certo e que só tende a crescer ainda mais”, concluiu o prefeito Anibal Brambila.
Sobre o Curso
O Curso de Costura Industrial acontece nas terças e quintas-feiras, em dois períodos, das 14h às 17h e das 19h às 22h, na antiga Escola 12 de Maio. Este ano já tem uma turma em andamento, e foi aberta uma nova, sendo que as inscrições seguem até sexta-feira, dia 02 de junho no CRAS, e as aulas iniciam já na próxima semana.