Clubes de Mães de Maracajá encerram atividades do primeiro ciclo de trabalhos

A Administração Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social, vem realizando um trabalho diferenciado com as mães que integram o Projeto Inclusão Produtiva.

 

Na última semana, os 10 Clubes de Mães encerraram as atividades do primeiro ciclo de trabalho do ano e se reuniram para expor seus trabalhos. Segundo a coordenadora dos Clubes de Mães, Jucelia Noêmia Estevam Simões, na primeira etapa as participantes aprenderam uma técnica chamada ‘Ponto Russo’, que consiste um bordado feito com uma agulha especial e diversos tipos de linha, sendo que o diferencial desta técnica é o resultado final, onde as peças ficam com acabamento em alto relevo. “Todo material é disponibilizado pela Administração e elas tiveram a liberdade de escolher a peça, com isso tivemos trilhos de mesa, fronhas, almofadas, peseira para cama, entre outras peças”, detalhou.

 

A próxima técnica que elas vão aprender será o Bordado Bainha Aberta em pano de prato. Essa técnica é feita a partir do tecido desfiado – cuja beleza está nos pontos de entremeios, vazados e recheios de linhas criando texturas diferenciadas. “Sempre procuramos ensinar técnicas diferenciadas, onde as participantes possam desenvolver a criatividade”, disse Jucélia.

 

A diretora de Assistência e Bem-Estar Social, Cleiane Pereira de Souza, explica que o Projeto de Inclusão Produtiva visa incentivar e despertar o empreendedorismo. “Muitas mulheres acabam comercializando as peças que produzem no Clube de Mães, é uma renda extra para a família. Já outras aproveitam para uso próprio ou presentear”, relata.

 

Os encontros dos grupos de mães acontecem uma vez na semana – de segunda a quarta-. “Nestes dias, nós visitamos todos os locais, onde repassamos as atividades que serão desenvolvidas naquele dia. Elas recebem os materiais e disponibilizamos as monitoras (Sirlei Elias Inácio da Silva, Vera Lucia Silveira Cândido e Lenir Farias Matias) que repassam as orientações e técnicas”, detalhou a diretora Cleiane.

 

Passeio

A confraternização de final de ano já está sendo programada pelas mães. Devido à pandemia, no ano passado elas não conseguiram realizar uma viagem longa, mas para este ano já definiram o passeio, será em Curitiba, onde vão prestigiar o Natal Luz.