Maracajá participa do I Intercâmbio de Violinos para estudo de Orquestras Municipais

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 12/09, na Casa da Música, na cidade de Praia Grande, o I Intercâmbio de Violinos para estudo de Orquestras Municipais Infanto-Juvenil. Além da cidade anfitriã, também estiveram presentes representantes de Maracajá, Jacinto Machado e Passo de Torres.

Luciane Ronchi Valnier, do Departamento Municipal de Educação e Cultura, acompanhou os 11 estudantes da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, ao intercâmbio que teve como objetivo incentivar a criação de orquestras municipais na região da AMESC.

O intercâmbio musical, uniu 70 crianças e adolescentes apaixonados por música. Foi um dia com uma intensa programação, que teve início às 8h e encerrou às 19. O intercâmbio contou com recepção aos convidados na Casa de Música, café da manhã, afinação e preparação dos violinos, aula geral de grupo, ensaio de músicas de orquestra e almoço no Salão Paroquial. Já no período da tarde, teve revisão do grupo de violinos, ensaio músicas de orquestra com os alunos de flauta, apresentação no hall da Prefeitura, ensaio na Igreja Matriz e palestra de encerramento.

Representando Maracajá, Luciane Ronchi Valnier, enfatizou a importância do evento para os estudantes. “Foi um dia de muito aprendizado, onde nossos alunos compartilharam experiências. Nosso objetivo é conseguir agregar mais participantes, fazer uma grande orquestra em nosso município”, relatou.

O diretor de Educação e Cultura, Daniel de Souza, salientou que Maracajá já conta desde o final do ano passado com o projeto da Orquestra Municipal. “A oficina é iniciativa do Governo do Município de Maracajá, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social e Departamento de Educação e Cultura, realizado pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Os alunos estão aprendendo flauta doce e violino”, lembrou.