Departamento de Educação de Maracajá promove programação especial para a Semana do Meio Ambiente

Com foco no estímulo às boas práticas ambientais, a Prefeitura Municipal de Maracajá, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, o Departamento de Educação e Cultura e o Escritório Epagri, promovem de 5 a 7 de junho a Semana do Meio Ambiente. A iniciativa faz referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Segundo o diretor de Educação e Cultura, Daniel de Souza, a Semana do Meio Ambiente tem como objetivo alertar a população e principalmente a comunidade escolar, sobre a importância de desenvolver atitudes sustentáveis no dia a dia, para preservação dos recursos naturais existentes. “Procuramos desenvolver uma programação diversificada, que traz peça teatral, visitas ao Centro de Triagem, plantio e distribuição de mudas. E ainda o lançamento do nosso projeto ambiental, que promove a sensibilização e, consequentemente, mudanças de atitudes da comunidade escolar em relação à coleta seletiva de resíduos sólidos e demais temáticas voltadas a sustentabilidade”, detalhou.

PROGRAMAÇÃO

A programação tem início na segunda-feira, dia 05/06, às 9h, com o Lançamento do Projeto Educação Ambiental em Ação: No Caminho da Sustentabilidade, no Centro de Eventos do Parque Ecológico. Nesta ação foram convidados autoridades e os estudantes das escolas E.E.B.M. Eulália Oliveira de Bem e E.E.B.M. Maria Libânia Machado. Logo depois, haverá apresentação do espetáculo teatral: Um pé de quê? do Grupo Cirandela. A tarde haverá novamente, apresentação do teatro, para os estudantes das mesmas escolas.

Já na Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio haverá a partir das 9h, distribuição de mudas para a comunidade escolar e ainda plantio de árvores nativas.

Na terça-feira, dia 06/06, às 8h e às 13h, será apresentado durante todo o dia a exibição do documentário o ‘Caminho do Lixo’ e também haverá visitas Monitoradas no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos

Na quarta-feira, dia 07/06, nos dois períodos, às 9h30min e às 14h30min, no Parque Ecológico, terá apresentação teatral: Um pé de quê? do Grupo Cirandela, para os alunos da Escola 12 de Maio e no Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha.

Já na escola Maria Libânia Machado, às 8h e às 13h, haverá plantio de hortaliças na horta escolar e plantio de mudas de Pitaya. Na Escola. Eulália Oliveira de Bem, às 10h e às 15h, também haverá plantio de hortaliças na horta escolar, plantio de árvores frutíferas no pátio da escola, oficina de compostagem com a comunidade escolar e plantio de mudas de Pitaya.