Merendeiras e Serviços Gerais de Maracajá passam por capacitação sobre reciclagem

As merendeiras e agentes de serviços gerais que atuam na rede municipal de ensino e na Administração de Maracajá participaram na última terça-feira, dia 27/06, de uma capacitação sobre reciclagem de resíduos sólidos. A iniciativa foi realizada pelo Governo Municipal, por meio do Departamento de Educação, e faz parte do Projeto Educação Ambiental em Ação: no Caminho da Sustentabilidade.

Segundo o diretor de Educação, Daniel de Souza, o objetivo da capacitação foi reforçar e ampliar a reciclagem nas escolas e no Centro de Educação Infantil (CEI) do município. “A rede já pratica a separação correta, e esse encontro é para reforçar a importância do trabalho que elas têm junto às nossas escolas e creche. O consumo consciente e o descarte adequado dos resíduos deve ser praticados. Temos um compromisso com o meio ambiente”, disse.

O encontro foi dividido em dois momentos, sendo uma visita ao Centro de Triagem Municipal de Resíduos Sólidos e uma palestra no auditório da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio.

No Centro de Triagem a bióloga e coordenadora municipal do Programa Penso, Logo Destino, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Gisele Garcia Dal Pont, explicou aos profissionais o funcionamento do local, desde a chegada do lixo, vindo com o caminhão, até a separação, que passa pela esteira, são classificados por tipo, depois prensados, enfardados e estocados. Já o que não é reciclável, o rejeito e o lixo orgânico é encaminhado ao aterro sanitário.

Gisele salientou que muitos materiais que poderiam ser reciclados acabam perdidos, pois não é feita a separação correta. Ela explica que, atualmente o grande vilão da reciclagem é o lixo orgânico, pois as pessoas misturam aos demais, e quando isso acontece os materiais acabam não tendo mais serventia, pois o comprador final não tem interesse. “Por isso é importante a conscientização de todos nós, é preciso que em casa, essa separação seja feita corretamente, assim facilita o trabalho na triagem e conseguimos ampliar a possibilidade de reciclagem de materiais”, salientou Gisele.

Palestra

Na palestra intitulada: “Nosso lixo, nosso compromisso”! A Bióloga Gisele Garcia Dal Pont apontou alguns dados em nível de Brasil, como um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, que mostra que em média cada brasileiro gera pouco mais de 1kg de lixo por dia. Detalhou ainda os lixões, que já foram extinguidos de Santa Catarina, mas ainda muito presente na região norte e nordeste do país. Coleta seletiva, aterros sanitários, leilões públicos, também foram alguns dos temas abordados.