CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2024, INICIA NESTA SEGUNDA-FEIRA, 25 DE MARÇO

Maracajá

A Prefeitura Municipal de Maracajá, através do Departamento de Saúde, inicia hoje, segunda-feira, 25 de março, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A vacinação poderá ser feita no CEMASAS, no horário entre as 07h às 16h, pois não fecha ao meio-dia.

Segundo a diretora de Saúde, Michele Gonçalves, esse ano a Campanha acontecerá em etapa única, todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários já poderão procurar o CEMASAS para realizar sua dose.

Nesse primeiro momento, serão vacinados os grupos prioritários, que estão compreendidos em: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto); Pessoas com 60 anos ou mais; Trabalhadores da Saúde de diferentes níveis de complexidade; Indígenas; Pessoas com comorbidades; Adolescentes em medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Funcionários do sistema de privação de liberdade; Professores e demais trabalhadores da educação; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Pessoas com deficiência; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores portuários e Pessoas em Situação de Rua.

Os interessados devem comparecer com a carteira de vacinação, documento de identidade e cartão SUS. Categorias profissionais devem apresentar algum documento que comprove exercício da profissão.

Para as crianças menores de 6 anos é obrigatório apresentação de carteira de vacinação.

A diretora de Saúde de Maracajá destaca algumas dicas para evitar o contágio. “A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A orientação é adotar cuidados simples para a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas”, concluiu Michele.

O período da Campanha vai até dia 31 de maio. A melhor forma de se prevenir contra a gripe e suas complicações é a vacinação anual.

.