Maracajá realiza sua primeira apresentação do Projeto da Orquestra Municipal

A música é uma habilidade importante para as crianças, pois é capaz de melhorar o desenvolvimento infantil, estimulando o cérebro e melhorando sua na linguagem oral e corporal. Além disso, por meio da música as crianças se integram e aprendem a ter disciplina.

Sabedores de todos os benefícios que a música traz para as crianças, o Governo do Município de Maracajá, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social e Departamento de Educação e Cultura, deu início ao Projeto Oficinas Culturais, que é realizado pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

A oficina que tem como objetivo a criação de uma Orquestra Municipal que está acontecendo na Escola de Educação Básica 12 de Maio, com cerca de 50 alunos, dos 4º e 5º anos.

Sob a coordenação dos professores Osny Costa Junior e Karyn Patrícia Matos Costa, os estudantes realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 15/12, uma apresentação para os colegas e convidados. Foram apresentadas cinco músicas, sendo duas bem conhecidas do público como ‘Imagine de John Lennon’ e Hallelujah/Aleluia de Leonard Cohen. A apresentação incluiu flauta doce e violino.

O diretor de Educação, Daniel de Souza (Chicão) parabenizou os alunos e os professores pela magnífica apresentação. Segundo ele, o empenho e dedicação dos alunos surpreendeu a todos. “As aulas iniciaram em novembro e em tão pouco tempo eles já deram um verdadeiro show. Isso mostra que a disciplina e a vontade de aprender garante o sucesso, seja na música ou na vida”, disse.

O objetivo, conforme a diretora do departamento de Assistência e Bem Estar Social, Cleiane Pereira de Souza, é ampliar o Projeto da Orquestra no próximo ano. “Iniciamos agora no final do ano, pois queríamos que o grupo se apresentasse na festa de Natal, que a Administração realizaria na praça da Vila Beatriz, porém devido ao novo decreto do governo do estado, tivemos que cancelar. Com isso, para valorizar os alunos, a apresentação aconteceu na própria escola”, concluiu.

Entenda o que é o FIA

Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), é um Fundo Público que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente nesta área, com monitoramento e fiscalização do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os contribuintes, pessoas físicas ou jurídicas, podem fazer doações para o FIA direto da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.