Governo de Maracajá investe em capacitação de gestão e liderança para gestores escolares

Entre os meses de julho e dezembro de 2021, o Governo do Município de Maracajá, por meio do Departamento Municipal de Educação, juntamente com diretoras e técnicas pedagógicas participaram do Programa Escola de Gestores Escolares com o objetivo de aprimorar conhecimentos sobre temas relevantes ligados ao trabalho em equipe e, principalmente, à Gestão Escolar.

A formação foi desenvolvida em dois módulos, sendo a Dimensão de Gestão de Pessoas voltada a temas como comunicação assertiva, papel do líder, estilos de liderança, feedback, organização, gestão de conflitos, gestão do tempo, produtividade, cultura de aprendizagem, autoconhecimento, relacionamento interpessoal entre outros.

Já a Dimensão Pedagógica tratou de temas como o papel do gestor escolar no desenvolvimento do protagonismo e como líder na condução do trabalho pedagógico na unidade escolar, a avaliação da aprendizagem como instrumento de gestão, a análise de resultados e a tomada de decisão com foco na elaboração de estratégias para melhoria do IDEB, o papel do gestor no monitoramento, avaliação da aprendizagem e qualidade do desempenho dos estudantes,o engajamento de equipe e o alinhamento do trabalho docente em relação ao planejamento da gestão escolar para o ano de 2022.

Plano de Gestão Escolar

Após seis meses de capacitação, o trabalho culminou com a elaboração do Plano de Gestão Escolar (2022) das gestoras das quatro unidades escolares do município: Escola Municipal 12 de Maio, Escola Mª Eulália Oliveira de Bem, CEI Margareth Maria Tomasi Rocha e Escola Maria Libânia Machado.

Segundo o diretor de Educação de Maracajá, Daniel de Souza, a elaboração do Plano de Gestão foi baseada no conhecimento que e as equipes gestoras têm da realidade da unidade escolar e seus indicadores do ano de 2021, seus avanços e desafios, para que possa definir os objetivos, as metas e as ações no intuito de respostas eficazes aos fatores críticos evidenciados. “O documento sela o compromisso do ensino com os resultados na aprendizagem de todos os estudantes da rede municipal de ensino de Maracajá”, explicou.

Os encontros aconteceram semanalmente, e foram ministrados pela professora Sibeli Borba.

Apresentação

A cerimônia de apresentação dos Planos de Gestão aconteceu na última semana (dia 10/12), na Prefeitura Municipal, e contou, para além do Diretor de Educação e sua equipe técnica, com a presença das diretoras, das técnicas pedagógicas e com a presença do prefeito Anibal Brambila e da secretária de Administração e Finanças, Edilane Rocha Nicoleite.

O prefeito Anibal Brambila parabenizou os envolvidos pela dedicação com a Educação de Maracajá. “Mesmo com a pandemia, conseguimos retornar com as aulas presenciais, e ainda realizar investimentos significativos no setor, como reformas, compras de materiais didáticos e pedagógicos, utensílios,  e ainda adquirimos com recursos próprios um terreno e conseguimos recursos para a construção de uma nova escola. Isso mostra nosso comprometimento com a Educação e a população”, finalizou.