Assinada Ordem de Serviço para revitalização do Centro de Convivência da Terceira Idade

O Centro de Convivência da Terceira Idade Prefeito Lauro Scarduelli (in memoriam), localizado na Avenida Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Maracajá, passará por reforma e ampliação.

Com a presença de alguns integrantes da Terceira Idade e de familiares do prefeito que deu nome ao local, foi assinada na noite da última sexta-feira, dia 18/02, a Ordem de Serviço de revitalização do espaço, que é utilizado pelos idosos para os encontros semanais, além de ser utilizado para reuniões da Administração Municipal. O ato também contou com a presença do prefeito Anibal Brambila, primeira-dama, Claudete Brambila, vice-prefeito, Volnei Rocha, deputado estadual Júlio Garcia, deputado federal, Ricardo Guidi, vereadores, diretores e lideranças.

O Centro de Convivência da Terceira Idade tem quase 20 anos e necessitava de uma reforma, para garantir mais conforto aos idosos que participam das atividades desenvolvidas pela Administração Municipal, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social.

A primeira-dama, Claudete Brambila, foi quem levantou a bandeira para revitalizar o espaço. Em setembro de 2021, esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), onde foi recebida pelo deputado Júlio Garcia e sua  chefe de gabinete Gisela Scaini. Na oportunidade apresentou o projeto e solicitou aporte financeiro. “Estou na linha de frente da Administração, e desde o início tenho de forma voluntária contribuído com os programas sociais. E a Terceira Idade e os Clubes de Mães precisam de um local adequado para realizar suas atividades, por isso não medi esforços para ir atrás de apoio e hoje com muita alegria podemos comemorar, pois teremos um espaço adequado, que irá qualificar ainda mais os serviços sociais ofertados pela Administração”, disse emocionada.

O valor da obra será de R$ 310.911,64, sendo R$300 mil de transferência especial, articulada pelo deputado estadual Júlio Garcia, e R$ 10.911,64 com recursos próprios da Administração. A BF Construções será a responsável pela execução da obra, que deverá ser concluída em 120 dias.

Projeto Inovador

O projeto do novo espaço foi apresentado aos presentes, que ficaram encantados, pois ele é funcional, moderno e com acessibilidade. A revitalização inclui substituição do telhado, construção de banheiros com acessibilidade, depósito, melhorias na cozinha, nova fachada e ainda será construído uma área externa, com um deck coberto e todo mobiliado, para aqueles que preferem um local mais tranquilo, para conversar e fazer uma jogatina.

Mais pedidos

Aproveitando a vinda dos deputados, a Administração solicitou mais dois pedidos, que foram entregues pelos integrantes da terceira idade, Rosa Maria Istolca Tesa e Pedro Valentim da Silva. Um dos ofícios solicitava o valor de R$ 200 mil para aquisição das mobílias e aparelhagem de som para o espaço.

A outra solicitação foi o recurso para construção de dois coretos. “Solicitamos um espaço para apresentações artísticas nas praças, pois o município tem Fanfarra, Coral do SCFV, Orquestra Municipal, entre outros vários grupos que gostariam de fazer apresentações e não temos um espaço adequado. Atualmente tem um movimento importante de democratização da cultura, acreditamos que estes espaços abertos, em praças, vão facilitar que este projeto se torne realidade”, explicou a diretora de Assistência e Bem-Estar Social, Cleiane Pereira de Souza.

Os deputados fecharam parceria e sinalizaram positivamente para os pedidos.