Educação Inclusiva é tema de encontro com profissionais de Maracajá

Um dos maiores desafios da atualidade é proporcionar uma educação para todos, sem distinções, pensando nesta temática o Departamento de Educação de Maracajá promoveu na última semana uma Formação para as profissionais da Rede Municipal de Educação.

Entre as reflexões do encontro estavam as Práticas Pedagógicas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva da educação inclusiva.

As palestrantes Elen Gomes Pereira – Docente substituta na área da Educação Especial (IFSC Câmpus Araranguá), Josiane Eugênio – Doutoranda em Educação (UNESC) e Maria Kátia de Souza Borges – Psicopedagoga (IFSC Câmpus Araranguá) debateram alguns assuntos como:

• Perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos diferentes;

• Levar os professores a estabelecer formas criativas de atuação com crianças com deficiência;

• Propiciar aos professores da classe comum um suporte. A Educação Especial não trabalhará para resolver os problemas do aluno, ela buscará instrumentos que o auxilie a resolver suas próprias questões.

• Legislação Nacional: Constituição brasileira – 1988; Lei de Diretrizes e Bases – LDB 9394/96; Decreto nº 3.956/2002 – Convenção Interamericana para eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência;

• Resolução CNE/CEB nº 2/2001, no artigo 2º; Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de Professores da Educação Básica;

• Lei n º 10.436/02 – LIBRAS

• Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – 2008

• Lei nº 12.764/2012 – Política Nacional de Proteção dos direitos da pessoa com TEA (LEI BERENICE PIANA) e Lei nº 13.005/2014;

• Lei Brasileira de Inclusão – 13.146 de 06/07/2015

• Objetivo: assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.