PREFEITURA REALIZA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM TODA A POPULAÇÃO

O Governo do Município de Maracajá, por meio do Departamento de Saúde, realiza no próximo sábado, dia 04/06, o “Dia D de Vacinação” contra a Influenza (gripe) para toda a população.

A diretora de Saúde de Maracajá, Michele Constantino Gonçalves,explica que a primeira etapa da campanha era focada nos grupos prioritários, como crianças, idosos e profissionais da saúde. Mas, como já era esperado, o Ministério da Saúde liberou a vacinação para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. “Estaremos atendendo durante todo o dia de sábado e pedimos que as pessoas aproveitem essa oportunidade, pois é somente neste dia que a vacina da gripe estará disponível para toda população”, disse.

A vacinação acontece no Centro Municipal de Atendimento à Saúde ( CEMASAS), das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Para se vacinar, é necessário que a pessoa apresente documento com foto, cartão do SUS e cartão de vacina. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. “Lembramos que para entrar no CEMASAS é necessário o uso de máscara”, comentou.

A diretora lembra ainda que também será disponibilizada a imunização contra o sarampo, que é destinada para crianças acima de 6 meses. Caso haja procura pela vacina contra a COVID-19 também será feita.

Prevenção

A melhor forma de se prevenir contra a gripe e suas complicações é a vacinação anual. Porém a diretora de Saúde de Maracajá também destaca algumas dicas para evitar o contágio. “A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A orientação é adotar cuidados simples para a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas”, concluiu.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.

Adesão de 59%

Segundo levantamento da Regional de Saúde de Araranguá, a Campanha de Vacinação da Influenza abrange 2010 pessoas em Maracajá e até o momento o município contabiliza 1147 doses aplicadas contra a Influenza.

Já contra o sarampo, o município tem como meta imunizar 651 pessoas, sendo o público alvo: 6 meses a 1 ano (56 crianças); 01 ano (111), 02 anos (125); 03 anos (125); 04 anos (125) e trabalhadores da saúde somam 111. Até o momento tem 267 pessoas protegidas do sarampo.