Maracajá: Dia D do Outubro Rosa contabiliza mais de 50 preventivos

O Departamento Municipal de Saúde Maracajá promoveu no último sábado, dia 22/10, o Dia D do Outubro Rosa. A ação especial integra a campanha de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero.

Com o objetivo de alcançar um número maior de mulheres, o Centro Municipal de Atendimento à Saúde (CEMASAS) ficou aberto das 8h às 12h e das 13h às 17h, onde foram ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, exame preventivo, exame clínico das mamas e encaminhamento para realização de mamografias.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde, Michele Gonçalves, foram realizados 50 exames preventivos (papanicolau), 45 testes rápidos, 54 vacinas (diversas) e 40 encaminhamentos para o exame de mamografia.

Michele destaca que a ação foi um sucesso e contou com uma boa participação da comunidade. “Sabemos que durante a semana é mais difícil as mulheres buscarem atendimento, com isso as ações aos sábados lhes garante este direito. Ficamos bem contentes com os números alcançados neste Dia D, isso mostra que as mulheres estão cada vez mais conscientes sobre a importância de manter em dias os exames de prevenção”, disse.

A diretora também falou sobre o engajamento da equipe de Saúde na Campanha Outubro Rosa e no Dia D. “Nossa equipe teve uma grande preocupação em proporcionar um ambiente acolhedor e todos estiveram envolvidos em cada detalhe, na decoração, convites, café, brinquedos para as crianças e na arrecadação dos brindes, que serão sorteados no encerramento da campanha (31/10), à todas as mulheres que já realizaram os exames no decorrer do ano e também no Dia D”, detalhou.