Maracajá promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

A Prefeitura Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Saúde, realiza neste sábado, 06, o “Dia D de Vacinação” contra a Influenza. A vacinação poderá ser feita no CEMASAS, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Os grupos prioritários são: gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, crianças acima de 6 meses até 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança, salvamento (Policiais e Bombeiros); pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, deficientes permanentes e caminhoneiros.

Segundo a diretora Municipal de Saúde, Michele Gonçalves, todas as vacinas previstas no calendário nacional podem ser aplicadas no mesmo dia, sem a necessidade de intervalo entre imunizantes diferentes. ”Vamos aproveitar e também oportunizar as demais vacinas como Covid-19 e aquelas de rotina”, disse.

A diretora lembra da importância das pessoas inclusas nos grupos prioritários comparecerem no Dia D. “A imunização acontece durante todo sábado, com isso pedimos que as pessoas compareçam no Cemasas, e coloquem a sua carteira de vacina em dia. Esse Dia D é uma oportunidade para aquelas pessoas que não podem comparecer durante a semana”, disse a diretora de Saúde.

Ela lembra que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos.

Para se vacinar, é necessário que a pessoa apresente documento com foto, cartão do SUS e cartão de vacina. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Dados da Influenza

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação da Influenza abrange 3150 pessoas em Maracajá, que inclui 1256 idosos de 60 anos ou mais, 111 trabalhadores da saúde, 580 crianças acima de 6 meses até 5 anos, 71 gestantes, 11 puérperas, 193 professores e 578 pessoas com deficiência. Até o momento Maracajá soma 689 doses aplicadas contra a Influenza.