Maracajá recebe 4º Festival Nacional de Teatro

O teatro de bonecos volta a encantar crianças e adultos na região. A quarta edição do 4º Festival Nacional de Teatro Revirado que será realizado de 08 a 13 de agosto em seis municípios: Maracajá, Cocal do Sul, Orleans, Criciúma e Içara.

O evento retorna às praças e escolas após o cancelamento em 2020 e 2021 devido a Pandemia do Covid 19.

Agora com formato itinerante serão espetáculos durante seis dias gratuito para toda a família.

Para a atriz do Cirquinho do Revirado, Yonara Marques, a organização está muito grata por poder proporcionar a arte do teatro aonde o povo está, nas ruas, praças e escolas. “Agradecemos a todas empresas e gestões municipais apoiadoras do nosso já consagrado Festival. A arte contribui para despertar o senso crítico das pessoas e, a formar pessoas menos preconceituosas e mais tolerantes. Deveria ser apoiada por todos os gestores por uma questão de saúde pública”, destacou a atriz.

Superando as expectativas, 211 propostas de grupos profissionais de teatro, sendo 204 de 21 estados brasileiros e sete da Argentina fizeram a inscrição. Um total de 10 foram selecionados pela Curadoria sendo oito grupos nacionais e dois da Argentina mais dois foram convidados pela organização. No total serão 12 grupos no evento.

Os espetáculos são inéditos e as apresentações acontecerão em espaços alternativos nos bairros – períodos matutino e vespertino – e, a noite na parte central de cada cidade. Acontecerá a Mostra Primeira Infância para crianças de 01 a 04 anos.

O diretor de Educação de Maracajá, Daniel de Souza, conhecido por Chicão, ressaltou a importância da arte nas escolas e no município. “A educação que buscamos envolve diversos aspectos de formação cidadã, como o teatro, música, dança, fotografia, pintura e outras modalidades artísticas. Nosso objetivo é que esse aprendizado faça cada fez mais parte da rotina dos nossos estudantes”, disse.

Histórico

O evento nasceu em 2017 e teve como cidade sede o município de Içara para comemorar os 20 anos do Cirquinho do Revirado. O Festival é realizado pelo Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, em conjunto com vários artistas e produtores da região. Parte dos recursos vem das empresas dooadoras através da Lei de Incentivo à Cultura: Farbem, Celesc, Eliane e Giassi e, outra parte das prefeituras de Forquilhinha, Maracajá, Cocal do Sul e Orleans e demais empresas.

Maracajá – 10 de agosto

– Puli-Pulá – Grupo Cerco – Porto Alegre/RS