Alunos da APAE visitam prefeitura e divulgam Agosto Laranja

Desde 2012, o mês de agosto ganhou cor em prol da conscientização e prevenção de deficiências. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maracajá, iniciou nesta terça-feira, dia 16/08, às ações que integram a programação da Campanha Agosto Laranja. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores foram os primeiros órgãos públicos visitados pelos alunos e profissionais da Apae.

Na sede do Poder Executivo, os 16 alunos, acompanhados da psicóloga, Camila Duarte Resende, e dos professores, Daiani Loch, Ediléia Assis, Andréia Figueiredo, Marcelo Peres e Leisla Costa, foram recepcionados no gabinete, pelo prefeito Anibal Brambila e pela primeira-dama, Claudete Brambila. Após tomar um delicioso café, os alunos interagiram com os anfitriões e aproveitaram a oportunidade para fazer a divulgação da Campanha Agosto Laranja, que faz parte do Programa Prevenir desenvolvido pela APAE de Maracajá.

A psicóloga da Apae, Camila Duarte Resende, explica que o Programa Prevenir busca desenvolver junto à comunidade, ações sobre os vários fatores de risco que podem causar deficiência e sensibilizar a sociedade sobre a sua responsabilidade na redução desta incidência.

A profissional comentou que segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 70% dos casos de deficiência poderiam ser evitados, com isso pontuou a importância do planejamento na gestação, como principal forma de prevenir o nascimento de crianças portadoras de deficiência.

Parceria

O prefeito Anibal Brambila, lembrou que no início renovou a parceria que a Administração tem com a Apae, onde está repassando mensalmente à instituição o valor de R$ 7.700,00, totalizando de março a dezembro de 2022, R$ 77 mil. “Todos que conhecem a Apae de Maracajá sabem da qualidade do serviço que é prestado, tanto com qualificação dos profissionais, quanto a parte estrutural. Com isso, enquanto gestores, este repasse financeiro é fundamental para que a Apae siga ofertando um serviço de qualidade aos munícipes especiais”, disse.