Psicóloga realiza ação sobre Autismo com estudantes de Escola de Maracajá

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa reduzir os preconceitos e discriminações a este grupo que, mesmo diante de adversidades, agem sempre nos mostrando força e superação. Visando marcar a data, durante esta semana, a psicóloga da Educação, Ariele Teixeira Zeferino, realizou uma ação na Escola de Educação Básica Municipal Maria Libânia Machado.   Segundo a Psicóloga, o tema foi trabalhado com todos os alunos, do pré-escolar até os 3º Anos. “Abordamos de uma forma lúdica o tema, onde falamos sobre a data e a importância dela e, a partir disso, mostramos um vídeo sobre inclusão (da Turma da Mônica), sempre se aproximando do modo de falar e explicar para o que cada idade pedia”, detalha.   Para concluir a ação, os estudantes receberam uma atividade de pintura para realizarem e colarem no caderno para mostrar aos pais. “O objetivo deste trabalho, foi aproximar as crianças desse entendimento sobre respeitar a todos, pois todos somos diferentes e agimos de maneiras diferentes e não é por isso que temos que tratar o colega mal (por ser diferente de mim) ”, disse. Para a diretora da Escola, Rosilane Marcelino Magagnin, foi uma atividade muito importante, pois por meio do vídeo foi possível falar sobre inclusão, demonstrando que todos somos diferentes e precisamos respeitar as diferenças. “A educação inclusiva deve ser sempre debatida, dentro e fora da sala de aula. O objetivo é que, cada vez mais, as escolas possam garantir educação de qualidade para todas as crianças, independentemente de suas condições”, concluiu.   DATA O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.