Alunos do CEJA visitam Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de Maracajá

O Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de Maracajá se tornou referência na região Sul do Estado, não só por ser o único a realizar o trabalho de reciclagem, mas por também estar auxiliando as escolas a realizarem de forma prática a abordagem de temas como Meio Ambiente, lixo e reciclagem.

 

Na última semana os alunos da Unidade Descentralizada do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Maracajá (CEJA), estiveram visitando o Centro de Triagem, onde foram recepcionados pela bióloga e coordenadora municipal do Programa Penso, Logo Destino, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Gisele Garcia Dal Pont e por Clésio Zadroski Rocha, responsável pelo local.

 

Na visita, os cerca de 15 alunos, realizaram um tour pelo local, onde conheceram o funcionamento do espaço. Gisele explicou como é realizada a separação dos materiais. “Os resíduos passam pela esteira, onde são separados em categorias e guardados em bags, e o rejeito é descartado e levado para o aterro sanitário”, disse.

 

Gisele relatou ainda que após separados, os materiais são prensados e acondicionados no pavilhão, para serem leiloados pela Administração.

 

Para a professora de Biologia, Andréia Duarte Martins, a visita foi muito esclarecedora, onde os alunos conseguiram ver de perto a funcionalidade do local, além disso a visita acabou sensibilizando a todos, que passaram a ver o seu ‘lixo’ de uma outra forma. “O nosso objetivo foi apresentar para os alunos o trabalho do Centro de Triagem na recuperação dos materiais e a importância do mesmo para o Meio Ambiente”, relatou.

 

Organização

A professora conta que após a visitação os alunos mostraram-se impressionados com a organização do local, e com a quantidade de resíduos sólidos recebidos e com o destino do material. “Os alunos declararam que a visita reforçou a conscientização sobre a separação de alguns materiais já nas residências, com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduos orgânicos enviados, bem como facilitar as atividades no Centro de Triagem”, comentou.

Ainda na visita foi abordado sobre a importância da implantação do Centro de Triagem no município, sua história e a contribuição em relação à renda e a geração de emprego.

 

CEJA Maracajá

Em Maracajá, o CEJA funciona de segunda a quinta-feira, na Escola Eufrázio Avelino Rocha, na Vila Beatriz, das 19h às 23h.

 

VISITAÇÃO

O Centro de Triagem de Maracajá está aberto à visitação. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 98852-4948 (Clésio) e fazer o agendamento.