Prefeitura de Maracajá solicita mais efetivo da PM para reforçar segurança

O reforço na segurança pública é uma preocupação constante da Administração Municipal de Maracajá, haja vista que a cidade está localizada entre Araranguá e Criciúma, além de ser cortada pela BR-101 e, consequentemente, necessita de uma ampliação no efetivo da Polícia Militar.

Preocupado com a situação do município, o prefeito Anibal Brambila, após reunião em seu gabinete, com o sargento Márcio Gerlach, responsável pelo 3° Grupamento do 2º Pelotão da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Maracajá, solicitou uma reunião com o comando geral da PM.

A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 04/04, na sede do 19º Batalhão da Polícia Militar, em Araranguá. A secretária de Administração, Rejane Pereira, representou o prefeito Brambila, que não pôde participar por problemas de saúde. Também participaram do encontro o presidente do Legislativo, Valmir Carradore, os vereadores, Edilane, João Rocha, Matias e Pita. Além de dois representantes da comunidade, os empresários Leandro (Stuart Supermercado) e Guilherme (Cantinho da Moda).

A comitiva maracajaense foi recebida pelo comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marcelo Bertoncini Zanette, pelo tenente Filip Bilhalva e pelo Major Diego Schwartz.

A secretária de Administração, Rejane Pereira, comentou sobre o aumento de ocorrências no município, principalmente aquelas relacionadas a furtos. “Sabemos que a falta de efetivo não é um problema apenas de Maracajá, porém houve uma redução e isso nos preocupa, por isso estamos unindo forças para garantir a segurança da comunidade”, disse.

O comando sabe da necessidade, porém não garantiu que a solicitação seja atendida de imediato. “Vamos aguardar um retorno, caso não seja resolvido, tentaremos algo junto ao governo do estado”, concluiu Rejane.

Monitoramento

O sistema de segurança por videomonitoramento em Maracajá, foi reativado ainda no primeiro ano da atual gestão.

Atualmente o sistema conta com 21 câmeras, que estão espalhadas em diversos pontos da cidade, contemplando os bairros: Cedro, Garajuva, Sangão Madalena, Encruzo do Barro Vermelho, São Cristóvão, Centro, Vila Beatriz, Espigão Grande, Espigão da Toca e Acesso Norte.

O objetivo do Prefeito Brambila é implantar mais câmeras. “Uma cidade monitorada, gera mais tranquilidade e inibe a ação dos meliantes”, disse.

O sistema de monitoramento é integrado com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária.