Alunos da Rede Municipal têm aula prática de tipagem sanguínea

Alunos dos 9° anos da Escola de Educação Básica Municipal Eulália Oliveira de Bem, tiveram a oportunidade de aprender na prática, durante as aulas de Ciências da professora Maria Eduarda Moreira da Silva, como é feito o teste de tipagem sanguínea.

Segundo a professora, o objetivo foi mostrar na prática como é feita a tipagem sanguínea e como as células sanguíneas agem na presença de suas proteínas. “O estudo genético ajudou a identificar os quatro grupos e existentes, além do fator Rh, o que possibilitou as transfusões sanguíneas mais eficientes e seguras”, explicou.

Metodologia

Conforme a professora, no primeiro momento foi exposto como seria feito os procedimentos passo a passo e os materiais utilizados.

Para cada aluno foi distribuído uma placa Petri (de Laboratório), um guardanapo e um palito dental.

Com um furo no dedo, foram colocados 3 gotas de sangue na placa dispostas lado a lado, e em cada gota um tipo de reagente foi posto, anti-A, anti -B e anti-D (Rh). Por meio de amostras de sangue e aplicação de soros é possível dizer o tipo sanguíneo do indivíduo.

Para a professora Maria Eduarda, as aulas práticas aproximam os alunos da realidade manifestando interesse e curiosidade, tornando as aulas mais atrativas.