Marcos Petry fará palestra na segunda-feira sobre Transtorno do Espectro Autista em Maracajá

O escritor, músico e produtor de conteúdo digital, Marcos Petry, realizará uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Maracajá, no Centro de Eventos dos Jerivás, no dia 28 de agosto, às 19h. A iniciativa da Administração Municipal, por meio do Departamento de Educação e Cultura, mostra um compromisso com a inclusão e conscientização sobre o autismo na comunidade.

A palestra intitulada “Autismo na visão de um autista” promete trazer uma perspectiva única e valiosa sobre o transtorno, já que será ministrada por alguém que vive com o TEA. Isso oferecerá aos profissionais da área educacional, bem como à comunidade local e visitantes, a oportunidade de entender o autismo de uma forma mais profunda e informada.

O diretor de Educação, Daniel de Souza, ressalta a importância de abordar questões relacionadas à sociabilidade, interação, oportunidades e inclusão no contexto do autismo. “A palestra é uma chance de desmistificar preconceitos e conceitos equivocados, mostrando que pessoas com TEA têm potencial e oportunidades de crescimento, contribuição e realização”, disse.

Eventos como esse são cruciais para combater a desinformação e o estigma associados ao autismo. “A disseminação de conhecimento e a promoção de uma mentalidade mais inclusiva são passos fundamentais na criação de uma sociedade mais acolhedora e acessível para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças”, comentou o diretor de Educação.

Ele espera que a palestra de Marcos Petry inspire uma mudança positiva na percepção do público em relação ao autismo e ajude a criar um ambiente mais empático e informado em Maracajá e arredores.

Convites

Na última semana, representantes do Departamento de Educação, estiveram em alguns locais como prefeitura, Polícia Militar e Civil, Câmara de Vereadores, Centro de Triagem, Polícia Ambiental, entre outros, fazendo a entrega do convite

Palestrante

Marcos Petry é um exemplo de superação. Apesar de possuir lesão cerebral e ser autista, conquistou importantes formações acadêmicas, com graduação em Comunicação Institucional e pós-graduação em Design Gráfico. Atualmente, Marcos está cursando uma nova pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista, ampliando seu conhecimento nessa área específica.

Além de suas conquistas acadêmicas, Marcos é um escritor reconhecido, tendo publicado três obras que abordam temáticas relacionadas ao autismo e à inclusão. Seu canal no YouTube, intitulado “Diário de um Autista”, acumula mais de 123 mil inscritos e seis milhões de visualizações, tornando-se uma plataforma de alcance significativo para disseminar informações e experiências sobre o autismo.

Há oito anos, Marcos compartilha a rotina no canal “Diário de um Autista” no Youtube e, desde 2019, passou a dividir suas experiências sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em palestras por todo o Brasil.