Prefeitura de Maracajá leva atendimento de fisioterapia domiciliar gratuito para população

A Prefeitura de Maracajá está levando atendimento de fisioterapia domiciliar gratuito diretamente para a população que mais precisa. Os cidadãos que fazem parte do Sistema Público Municipal de Saúde e enfrentam dificuldades em se locomover estão recebendo sessões de fisioterapia no conforto de seus lares, graças a um fisioterapeuta domiciliar disponibilizado pela Administração Municipal.

De acordo com Michele Gonçalves, diretora do Departamento de Saúde de Maracajá, a Clínica Municipal de Fisioterapia dispõe de três profissionais altamente capacitados na área, sendo que um deles está dedicado a prestar atendimento fisioterapêutico em domicílio. Atualmente, nove pacientes estão sendo atendidos de forma domiciliar. A faixa etária desses pacientes varia entre 25 e 90 anos, com a predominância sendo de idosos, refletindo a relevância desse serviço para a população idosa”, detalha.

A modalidade de fisioterapia domiciliar é especialmente direcionada aos pacientes que se encontram impossibilitados de se dirigir à clínica, devido às suas condições de saúde. Muitos deles estão restritos ao leito, o que pode resultar em perda de massa muscular, enfraquecimento geral, desenvolvimento de escaras e impactos negativos no sistema respiratório, entre outros problemas. Michele Gonçalves explica que a fisioterapia desempenha um papel fundamental na mitigação desses efeitos adversos, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida desses pacientes.

Para solicitar o atendimento com um fisioterapeuta domiciliar, os usuários precisam passar por uma avaliação do Ortopedista ou Clínico Geral. Após a consulta, o médico emite um encaminhamento com a recomendação do número de sessões necessárias. Em seguida, é agendada uma avaliação para determinar a pertinência do atendimento domiciliar por parte do fisioterapeuta. “Essa abordagem visa garantir que somente aqueles que realmente precisam do serviço sejam atendidos no conforto de suas casas”, lembra a diretora de Saúde.

Um exemplo de sucesso é o caso de Tomazia Bernardo Martins, moradora de 87 anos do Centro. Ela enfrentou dois AVCs, sendo que o último resultou em sequelas que exigem sessões de fisioterapia motora e respiratória. Sua filha, Antonia dos Santos, relata que as sessões têm tido um impacto significativo na recuperação de sua mãe. A realização de duas sessões por semana proporciona um acompanhamento mais intensivo, e a ansiedade pela chegada desses momentos de cuidado demonstra a importância do suporte oferecido pela equipe profissional.

O prefeito Anibal Brambila lembra que ao fornecer fisioterapia domiciliar gratuita, a Administração Municipal, está transformando positivamente a vida daqueles que enfrentam dificuldades em acessar o atendimento convencional. “Esse serviço não só contribui para a melhoria das condições físicas dos pacientes, mas também para a elevação de sua qualidade de vida e bem-estar geral”, finalizou.