Aluno de Maracajá ganha medalha em competição de matemática

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Maracajá foram destaques na 16° Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas – OBMEP, na cerimônia de premiação que aconteceu na última semana (dia 07/07), no auditório do Centro de Cultura e Eventos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Os estudantes premiados são da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio. O aluno Tales da Silva Souza, da turma 9ª ano A, conquistou o certificado da OBMEP/2021 e os estudantes Antoni Matias Januário, Pablo Dal Toé Boza, Vitória Cardoso de Jesus e Lorraine Vieira Costa, pelo certificado de Menção Honrosa.

O diretor de Educação e Cultura, Daniel de Souza, e a diretora da Escola, Aline Mello Rosso, acompanharam o aluno Tales, na Capital, para receber sua medalha de prata. A premiação é celebrada. “O resultado dessa premiação reafirma o trabalho que estamos desenvolvendo nas escolas do município. Ficamos honrados em ver alunos nossos se destacando em nível nacional. Parabenizamos os alunos pelo empenho, a direção e professores pela dedicação em fazer a diferença”, disse Daniel de Souza.

O diretor de Educação parabeniza também à professora de matemática, Michele Goulart da Rocha Nolla, por todo empenho e dedicação com seus alunos.

Dedicação

Tales da Silva Souza conta que começou a estudar em 2020, quando estava no 8° ano, para a OBMEP daquele ano — que acabou não ocorrendo por conta da pandemia. “Nunca havia estudado para olimpíadas até então, a OBMEP foi meu primeiro contato. Prossegui meus estudos até 2021, ano em que fui premiado com a medalha de prata”, disse. Ele salienta que sempre foi um “aluno destaque” em matemática e gostava da área. “Já havia participado da OBMEP outra vez, mas não tinha ganho. Por meio de vídeos na internet e provas anteriores da OBMEP, pude ganhar a tão sonhada medalha de prata.

O estudante que atualmente cursa o 1° ano do ensino médio, no CEDUP Abílio Paulo, em Criciúma, relata sua alegria em receber a premiação. “Foi gratificante poder viajar até a capital do estado para pegá-la. Satisfação pessoal, componente curricular, conhecimento, remuneração mensal, participação do Programa de Iniciação Científica da OBMEP, foram alguns benefícios que vieram junto com a minha premiação. Fico muito feliz com essa conquista”, comentou.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, e visa estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área, contribuir para a melhoria da qualidade básica, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, incentivar crianças, jovens e educadores a obter interesse pelo conhecimento matemático, nas áreas científicas e tecnológicas.