Polícia Militar inicia PROERD nas escolas 12 de Maio e Eulália Oliveira de Bem

A Prefeitura de Maracajá, por intermédio do Departamento Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar, deu início ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio e Escola de Educação Básica Eulália Oliveira de Bem, foram contempladas com o programa.

Segundo a soldado e instrutora do Proerd, Daiane de Bem Aguiar, em Maracajá o Programa vai abranger cerca de 90 alunos, entre 10 e 11 anos. “O Programa consiste em uma ação conjunta entre Polícia Militar, escolas e famílias e tem caráter social e preventivo. O objetivo é dotar os estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência”, detalha.

O projeto consiste em atividades que serão desenvolvidas em encontros semanais, com acompanhamento também dos professores. “Em cada encontro será abordado uma temática diferente, em relação à vida dos alunos. Vamos criar métodos para que saibam lidar com situações quando chegam no convívio deles, seja em casa, na escola ou lugares que frequentam, ou seja, vamos ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las”, explica a policial.

O prefeito Anibal Brambila comemorou o retorno do Proerd nas escolas de Maracajá, já que a última formação ocorreu em 2019. “Sabemos da importância de projetos como o Proerd, que atuam na prevenção às drogas desde a infância e o impacto desse programa na vida das crianças. Ficamos felizes pela parceria com a Polícia Militar”, disse.

Para o diretor de Educação e Cultura de Maracajá, Daniel de Souza, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã dos estudantes. “Trabalhamos o pedagógico e também o social, onde se encaixa o Proerd, que visa formar cidadãos de bem. Com certeza o Proerd vai refletir no futuro dessas crianças”, concluiu.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, foi idealizado para prevenir o uso e o tráfico de drogas e todas as formas de violência, seja física ou psicológica. Foi implantado em Santa Catarina em 1998. O programa é coordenado pela Polícia Militar. Os policiais recebem formação pedagógica específica para dar aulas em escolas públicas e privadas de todo o Estado. O foco são as crianças e adolescentes em fase escolar. A iniciativa busca despertar a consciência para o problema das drogas e da violência. O programa atende ao público infanto-juvenil, dos cinco aos 15 anos de idade.