Centro de Triagem de Maracajá se transforma em espaço de aprendizagem

A temática ‘conscientização ambiental’ tem sido assunto dos educadores de todas as séries da rede pública municipal e estadual no município de Maracajá, e também da região.

No início da semana, estudantes do 1º Ano 02 e 03, da Escola de Educação Básica Bernardino Sena Campos de Araranguá, estiveram visitando o Centro de Triagem, onde foram recepcionados pela bióloga e coordenadora municipal do Programa Penso, Logo Destino, realizado pelo O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Gisele Garcia Dal Pont e pelo colaborador Cleber Darolt.

Na visita, os cerca de 80 alunos acompanharam o processo de separação e destinação dos resíduos sólidos produzidos em Maracajá. Gisele fez questão de salientar que o município é o único na região da Amesc a fazer a coleta seletiva, realizando a destinação correta dos resíduos sólidos. “Todo material recolhido passa por uma esteira, onde é realizada a separação dos materiais, que são classificados por tipo, e depois prensados, enfardados e estocados. Já o que não é reciclável, o rejeito e o lixo orgânico é encaminhado ao aterro sanitário”, explicou.

Atualmente um dos grandes problemas apontados pela profissional está no lixo orgânico, pois segunda ela quando misturado aos demais materiais acaba não tendo mais serventia, pois o comprador final não tem interesse. “Por isso é importante a conscientização das pessoas, é preciso que em casa, essa separação seja feita corretamente, assim facilita o trabalho na triagem e conseguimos ampliar a possibilidade de reciclagem de materiais”, salientou Gisele.

A supervisora escolar Dody Martins, contou que a saída a campo ao Centro de Triagem de Maracajá, tem o intuito de dar continuidade ao Projeto Interdisciplinar de sobre Educação Ambiental. Segundo ela, o projeto é realizado entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Química, Física e Artes e está acontecendo em várias etapas desde o 1 semestre do ano. “Nosso objetivo principal é promover em nossos estudantes a conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo, pois desta forma o meio ambiente agradece. Foi uma experiência muito interessante, também para nós, quanto para os alunos”, relatou.

Também acompanhou os alunos, as professoras Maísa (química), Jaqueline (libras) e Marisangela.

SEIS TONELADAS

Atualmente são coletadas, diariamente, cerca de seis toneladas de resíduos sólidos em Maracajá. A própria Administração Municipal faz a coleta em 100% do território municipal, inclusive na zona rural, utilizando um caminhão com separador de resíduos, sem serem compactados.

VISITAÇÃO

O Centro de Triagem de Maracajá se tornou um ponto de aprendizado e uma extensão da sala de aula, com isso a Administração Municipal salienta que o local está aberto a visitação. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (48) 99607-8199 (Cleber Darolt) e fazer o agendamento.